nuvem

Nuvem Híbrida: O Que É E Exemplos

Nuvem Híbrida: O Que É E Exemplos

A nuvem híbrida é, hoje, o modelo de cloud computing preferido de organizações ao redor de todo o mundo. Não é à toa que há anos vem ganhando fama de futuro da TI.

Segundo a pesquisa Flexera 2022 State of the Cloud Report, 80% das empresas estão usando um sistema desse tipo. E por quê?

Ela parece apresentar o melhor dos dois mundos, dando soluções personalizadas às necessidades de negócios que estão adentrando o ambiente virtual. Saiba mais sobre isso neste artigo.

O que é nuvem híbrida?

A nuvem híbrida é um modelo de computação em nuvem que mescla, pelo menos, uma nuvem pública e outra privada, permitindo o compartilhamento de dados e aplicações entre esses dois ambientes.

Para você entender melhor, não tem como deixar de falar das diferenças entre as nuvens públicas e privadas. Enquanto a primeira é gerenciada por provedores de terceiros e acessada pela Internet, a segunda é governada exclusivamente pela empresa ou organização contratante.

Nesse sentido, a principal vantagem da nuvem privada é o alto nível de controle que se tem sobre as soluções. Já a nuvem pública tem como grande benefício a facilidade de escalabilidade.

Dessa forma, ao unir essas duas características dos dois sistemas, a nuvem híbrida oferece um conjunto de recursos personalizados e flexíveis para cada organização.

Como funciona uma nuvem do tipo híbrida?

A nuvem híbrida ganhou muito destaque nos últimos anos, principalmente diante da necessidade do correto tratamento de dados pelas empresas, que ficou ainda mais em voga depois da LGPD.

O que ela faz, então, é separar tipos de dados por ambiente, de forma que informações sensíveis e sigilosas fiquem armazenadas em nuvens privadas, enquanto serviços públicos são oferecidos de forma aberta.

Se ainda está confuso de entender, os exemplos a seguir podem te ajudar.

Exemplos de nuvem híbrida

Normalmente, nuvens híbridas são adotadas como solução por órgãos governamentais ou segmentos de mercado que precisam atender a legislações específicas, como instituições financeiras.

Sendo assim, vamos a um exemplo de nuvem híbrida que seja prático e real: o portal Gov.br.

A partir dele, você consegue acessar várias informações, inclusive a sua carteira de vacinação, que está sendo cobrada para entrar em vários lugares. Assim como você, o restante dos brasileiros também precisa usar essa aplicação.

Imagine o volume de dados críticos que precisam ser disponibilizados ao mesmo tempo em que devem ser mantidos em sigilo!

Neste caso, os dados são armazenados em um data center privado, mas todos os outros serviços de aplicação ficam em nuvens públicas. Ou seja, a partir da pública é possível chegar à privada.

Outro exemplo desse modelo de cloud computing, pensando agora na realidade de empresas, é a extranet. A partir dessa solução, eu consigo ter uma rede privada e oferecer acesso a alguns parceiros através da rede pública.

Como garantir a segurança de nuvens híbridas?

A resposta para essa pergunta não é tão simples. Isso porque garantir a proteção de ambientes virtuais envolve, primeiro, mapear e reconhecer riscos e ameaças. Por este motivo, o ideal é montar uma política de segurança da informação.

Além disso, durante a construção da nuvem híbrida, é importante pensar na arquitetura da comunicação entre as camadas de dados.

A partir dessas ações, é provável que você se dê conta da necessidade de recursos como autenticação multifator e plataformas de gestão de identidades e acessos.

Conheça algumas soluções de cibersegurança da Qriar que podem ajudar na segurança das suas nuvens, sejam elas híbridas, públicas ou privadas.

Posts relacionados

A Lei Geral de Proteção de Dados entrou em vigor no Brasil com o objetivo de garantir mais privacidade aos cidadãos
O Single Sign-On (SSO) se tornou uma solução tecnológica essencial para garantir a segurança cibernética em empresas de todos os tamanhos.
A Qriar é parceira da IBM no Brasil, ajudando empresas a implementar e personalizar as soluções de cibersegurança que a marca oferece para a realidade da sua organização. 

Agendar demonstração gratuita

Preencha os campos e nossa equipe entrará em contato para agendarmos sua demonstração gratuita.

telefone

+55 (11) 2386-7515

e-mail

comercial@qriar.com

telefone

+55 (11) 2386-7515

e-mail

comercial@qriar.com

Tem alguma dúvida?
Podemos te ajudar
pelos nossos canais.

Você está com dúvidas ou precisa relatar um problema com algum produto ou serviço? Nós podemos ajudar. 

telefone

+55 (11) 2386-7515

e-mail

comercial@qriar.com

telefone

+55 (11) 2386-7515

e-mail

comercial@qriar.com