nuvem

Nuvem Privada, Pública e Híbrida: Quais são as Diferenças?

Nuvem Privada, Pública e Híbrida: Quais são as Diferenças?

Nuvem privada, pública e híbrida: se você está encarando a necessidade de transformação digital, está na hora de conhecer esses conceitos.

Esses são três dos principais modelos de implementação de cloud computing, o que se tornou uma demanda urgente para organizações que desejam expandir seus negócios.

Isso porque, além do aumento de adesão ao home office nos últimos anos, que exigiu uma rápida adaptação ao ambiente virtual, a computação em nuvem tem inúmeras vantagens, entre elas:

 

  • a facilidade de escalabilidade;
  • a facilidade de gerenciamento;
  • a automação de recursos.

 

Quer saber como escolher a melhor solução de cloud computing para a sua empresa? Então leia este artigo, onde eu explico as principais diferenças entre esses modelos mais comuns!

 

Diferenças entre nuvem privada, pública e híbrida

A principal diferença entre esses modelos de nuvem privada, pública e híbrida está na localização do data center do provedor do serviço.

 

O que é nuvem pública?

A nuvem pública é, atualmente, o modelo mais utilizado por empresas de todos os tamanhos para a implementação de cloud computing. Neste caso, a oferta de serviços computacionais é feita e acessada pela internet, sendo as soluções pertencentes a um provedor terceirizado.

Um exemplo de nuvem pública muito comum é o Google, por exemplo.

 

O que é nuvem privada?

Quando falamos de nuvem privada, por sua vez, a palavra de ordem é exclusividade. Ou seja, os recursos computacionais são dedicados a somente uma empresa ou organização, que tem total controle do data center.

Existem duas opções de implementação de recursos desse tipo:

 

  • o serviço pode estar em uma rede local corporativa, como no caso de uma intranet, por exemplo;
  • ou as aplicações são adquiridas de terceiros, que as gerenciam unicamente para aquele negócio.

 

As nuvens privadas são uma escolha comum de empresas que precisam atender a alguns requisitos e legislações específicas, como órgãos governamentais e instituições financeiras.

 

O que é nuvem híbrida?

Por fim, a nuvem híbrida é uma mescla desses dois modelos, tendo características de um e de outro. Sendo assim, parte do recurso roda em uma cloud privada, por exemplo, para armazenamento de dados sensíveis, e outra em pública, quando alguém de fora da organização precisa acessar essa informação.

 

Qual modelo de nuvem escolher?

Na hora de escolher o modelo de cloud computing ideal para o seu negócio, existem diversas variáveis que devem ser analisadas e que vão influenciar na decisão:

  • sensibilidade e segurança dos dados;
  • regulamentação específica para o seu nicho de mercado;
  • custo das soluções (apesar de parecer, nem sempre uma nuvem pública vale mais a pena do que uma privada.

Em todos os casos, seja qual for a escolha, é importante investir também em segurança. Um dos maiores problemas da computação em nuvem é que são serviços muito visados por hackers.

Por isso, ao adotar um modelo desse, vale a pena construir uma política de segurança da informação, que contemple possíveis riscos e ameaças e também a gestão de acessos e identidades.

Posts relacionados

A Lei Geral de Proteção de Dados entrou em vigor no Brasil com o objetivo de garantir mais privacidade aos cidadãos
O Single Sign-On (SSO) se tornou uma solução tecnológica essencial para garantir a segurança cibernética em empresas de todos os tamanhos.
A Qriar é parceira da IBM no Brasil, ajudando empresas a implementar e personalizar as soluções de cibersegurança que a marca oferece para a realidade da sua organização. 

Agendar demonstração gratuita

Preencha os campos e nossa equipe entrará em contato para agendarmos sua demonstração gratuita.

telefone

+55 (11) 2386-7515

e-mail

comercial@qriar.com

telefone

+55 (11) 2386-7515

e-mail

comercial@qriar.com

Tem alguma dúvida?
Podemos te ajudar
pelos nossos canais.

Você está com dúvidas ou precisa relatar um problema com algum produto ou serviço? Nós podemos ajudar. 

telefone

+55 (11) 2386-7515

e-mail

comercial@qriar.com

telefone

+55 (11) 2386-7515

e-mail

comercial@qriar.com