autenticação

O Que É Privileged Access Management (PAM)?

O Que É Privileged Access Management (PAM)?

Contas privilegiadas são as que podem gerar mais riscos para uma empresa, devido ao seu alto poder de permissionamento. Por isso, é fundamental adotar uma solução de Privileged Access Management (PAM) dentro de organizações privadas.

Neste artigo, eu vou te explicar tudo sobre o assunto, mostrando o que é esse recurso e como ele funciona. Mas, antes, vale a pena entender melhor o que são esses privilégios de que estamos falando.

O que são acessos privilegiados?

Contas privilegiadas são todas aquelas que têm a capacidade de acessar, visualizar e editar dados sensíveis ou específicos, ou ainda de modificar configurações que podem impactar e indisponibilizar essas informações e sistemas.

Para entender de forma prática, pense em uma empresa, com sede física, na qual os colaboradores, às vezes, dividem o mesmo computador. Caso um usuário X tenha acesso de administrador, ele consegue instalar coisas, apagar coisas e acessar outros perfis com habilitações abaixo da dele. Sendo assim, ele tem privilégio.

Soluções de Privileged Access Management (PAM) são uma forma de proteger este acesso, minimizando as suas chances de vazamento de informações.

O que é Privileged Access Management (PAM)?

Privileged Access Management (PAM) é um recurso de cibersegurança que segue o conceito Zero Trust, que parte da premissa de que não se pode confiar em nada nem em ninguém. Por isso, é entregue ao usuário o menor privilégio possível.

No contexto do PAM, o usuário recebe a capacidade de acessar uma conta, servidor ou sistema, mas não tem conhecimento da senha usada para isso.

Como assim, Victor? Isso é possível?

Soluções de PAM funcionam, de maneira bem simples, como uma terceirização dos acessos. Dessa forma, não é mais o usuário o responsável pela gestão dos acessos que têm, mas sim a ferramenta.

Vamos a mais um exemplo prático.

Suponha que, na sua empresa, exista um time de marketing. A senha do Instagram corporativo fica disponível para todos os membros dessa equipe. Então, para acessá-la, basta digitar o login e o código. Se em algum momento, ele vazar, qualquer pessoa consegue ter o acesso, correto?

Com o PAM, essa senha fica dentro da plataforma e o usuário não consegue ver qual é. Sendo assim, quando ele quiser entrar na rede social, deve, primeiro, entrar na plataforma e, a partir dela, acessar o IG. Essa lógica se aplica em outros sistemas e servidores.

A rotina do usuário passa, então, a ser:

  1. acessar a plataforma;

  2. selecionar qual dispositivo quer entrar;

  3. solicitar o acesso.

Benefícios de adotar um sistema PAM

As vantagens de adotar um sistema desse, para a empresa, está no maior nível de controle de quem tem esses acessos. Para o usuário, há o benefício de não ter a responsabilidade de garantir que não haverá vazamentos.

No fim, todos saem ganhando em segurança com a adoção de uma solução de Privileged Access Management.

Caso tenha ficado interessado em conhecer mais sobre o sistema de PAM e deseja saber como implementar na sua empresa, entre em contato com a Qriar e faça um trial gratuito da ferramenta de Privileged Access Management.

Posts relacionados

A Lei Geral de Proteção de Dados entrou em vigor no Brasil com o objetivo de garantir mais privacidade aos cidadãos
O Single Sign-On (SSO) se tornou uma solução tecnológica essencial para garantir a segurança cibernética em empresas de todos os tamanhos.
A Qriar é parceira da IBM no Brasil, ajudando empresas a implementar e personalizar as soluções de cibersegurança que a marca oferece para a realidade da sua organização. 

Agendar demonstração gratuita

Preencha os campos e nossa equipe entrará em contato para agendarmos sua demonstração gratuita.

telefone

+55 (11) 2386-7515

e-mail

comercial@qriar.com

telefone

+55 (11) 2386-7515

e-mail

comercial@qriar.com

Tem alguma dúvida?
Podemos te ajudar
pelos nossos canais.

Você está com dúvidas ou precisa relatar um problema com algum produto ou serviço? Nós podemos ajudar. 

telefone

+55 (11) 2386-7515

e-mail

comercial@qriar.com

telefone

+55 (11) 2386-7515

e-mail

comercial@qriar.com